Chegamos ao 3º dia! 

Nesse dia (31/outubro) tivemos a presença de vários provocadores: Marcelo Barreto do INEMA/Gestor do Parque, Maria Cristina Tita do INEMA/DIRUC, Leonardo Neves do IESB, Robson Santiago do INEMA/DIRUC, Pedro Henrique Cardoso do INEMA/DIRUC, Marina Minari da ONG Circulah, Zanna Maria R. Matos da SEMA/DIEAS, e Maria Cecília Oliveira da Reserva Refúgio dos Anjos.

Thomas e Narjara daCo-Criar tambémestavam lá facilitando o fluxo do dia! O projeto disponibilizou transporte para estudantes e moradores da região conhecerem o Parque do Conduru.

Relembrando...

No 1º dia da Semana do PESC a tarefa foi construir a linha do tempo do Parque (contar a sua história desde antes dele existir até os dias atuais).

No 2º dia, lapidamoso “sonho” e conhecemos um pouco mais sobre as ferramentas que a gestão de um Parque precisa. Que Parque nós sonhamos? Como é o Parque dos nossos sonhos? Que Parque gostaríamos de ter?

Agora, no 3º dia, chegou a hora de trazer o sonho para a realidade!

Quer saber como foi? Então, vamos continuar contando e “mostrando” pra vocês, o que aconteceu.

.

not_1 Começando com uma grande roda para compartilhar mais uma canção ofertada pela “Amiga do PESC Mônica”.

.

not_3  Momento de inspiração... “Tudo é expressão do amor”.

.

not_4  As boas vindas do grande grupo à Filipe Mosqueira do FUNBIO, que veio para monitorar o projeto Amigos do PESC e conhecer de perto o extenso trabalho que, tanto a equipe técnica do projeto, quanto muiiiiiiiiiiitos colaboradores, estão articulando para promover a valorização do Parque Estadual da Serra do Conduru.

.

not_7  Logo depois, a “Cecília” da  Reserva Refúgio dos Anjos ofertou um “conto reflexão” chamado “A Párabola do Planeta Azul”. História, música e imaginação que há muito tempo ela transmite pra fazer toda a gente pensar... O que estamos fazendo com o nosso Planeta?

.

not_32  Em seguida, um breve momento para rememorar o “sonho” que o grande grupo sonhou, no dia anterior, para o Parque que queremos. Olha só como ele é... “O nosso Parque como um produtor e socializador de conhecimento! Um espaço sagrado e cuidado por uma gestão participativa. Oferecendo educação ambiental em seu Centro de Visitantes, e acolhendo pesquisadores em seu Centro de Pesquisas! Com suas poligonais bem definidas, com acesso através de uma estrada parque e sendo promovido pelo seu Núcleo de Jovens! Dentro de uma área permitida, se pode encontrar uma trilha interpretativa e atividades de ecoturismo de verdade! E pelo lado de fora, uma relação positiva com a comunidade do seu entorno, através de um lindo trabalho de conscientização/arte e desenvolvimento socioeconomico! Um belo sonho, um belo Parque!

.

not_9  Muito bem! E agora? Agora, vamos lançar o desafio do dia: “Qual projeto, ou ação, eu posso fazer acontecer para criar o PESC que sonhamos?”

.

not_10  Isso mesmo! Chegou o momento de criar um espaço aberto para acolher as idéias e temas de projetos, e seus colaboradores, que poderão realizar o sonho de todos!

.

not_11  E assim, um a um, os temas de projetos foram sendo propostos pelos seus provocadores.

.

not_12  Educação ambiental; Pesquisa...

.

not_14  ...Monitoramento do Parque...

.

not_16  ...Melhoria da qualidade de vida dos agricultores.

.

not_19  Aos poucos, o espaço aberto foi sendo preenchido de temas!

.

not_21  Ecologia profunda...

.

not_22 ... Arte e cultura!

.

not_23  Capacitação para os jovens atuarem no PESC...

.

not_24  ...Geração de renda para a comunidade do entorno...

.

not_25  ...Gestão para resultados!

.

not_26  Depois dos temas propostos, foi a vez dos participantes da Semana do PESC sentirem e escolherem em quais projetos gostariam de contribuir com idéias e com ação! Olha aí a galera que escolheu contribuir com o tema “Pesquisa”.

.

not_35  Essa foi a mesa do tema “capacitação de jovens”.

.

not_33  Enquanto os temas íam virando propostas de projetos, os participantes voltavam ao mural do espaço aberto para pesquisarem mais temas de interesse.

.

not_36  Aqui se concentrou a galera do tema “educação ambiental”.

.

not_29  Com a contribuição dos participantes, os provocadores dos temas foram montando os primeiros esboços dos projetos!

.

not_30  Olha aí a galera do tema “arte e cultura” começando a construir a sua proposta de projeto.

.

not_31  E aqui o tema é “ecologia profunda”.

.

not_37  Êpa! Tem um Anjinho da Guarda por aqui anunciando que chegou a hora de encerrar essa fase das tarefas do dia!

.

not_38  Antes de iniciarmos a próxima fase, tivemos o oferecimento de uma bela canção ao som do violão e voz de “Robson”, com o canto e assovio de “Cecília”.

.

not_39  Em seguida, cada provocador trouxe ao grande grupo o produto final de tudo o que foi discutido em seu tema – que agora já não é mais um tema, virou uma proposta de projeto! Esse aí é o “Robson” (INEMA/DIRUC) apresentando o projeto do seu grupo “Acompanhamento da Regularização Fundiária”.

.

not_44  Aí está o “Luiz Fernando” apresentando o projeto “Um Novo Olhar”, que foi pensado pelo grupo como um trabalho de sensibilização através de cinema itinerante na zona rural! Uau! Bacana!

.

not_49  Essa é a “Diva”, ela é guarda-parque do PESC, e o seu grupo propôs o projeto “Monitoramento da Região do PESC”.

.

not_50  Ops! Acontece que criar propostas de projetos é uma coisa que dá um soninho... Que tal aproveitar o intervalo do almoço pra relaxar?

.

not_52  Depois do almoço, tivemos o encerramento do 3º dia da Semana do PESC com a apresentação da "Zanna Maria R. Matos" (SEMA/DIEAS), sobre as novas diretrizes para a política estadual de educação ambiental! Cada instituição presente ganhou um livro, que acompanha um CD. Obrigado Zanna!

.

not_53  Mas o dia não terminou para quem acompanhou a oficina ofertada pela "Rosilene Vieira" (IEMA do Espírito Santo), sobre “contação de histórias com foco em educação ambiental”. Valeu Rosilene!

.

not_54  Pra "Daniela" o dia também não terminou! Olha ela aí elaborando a colheita das percepções que os visitantes tiveram na visita ao Parque.

.

not_55  Nem pra essa galera o dia terminou! Para eles era hora de sistematizar todas as propostas de projetos criadas pelos grupos.

.

not_56  E, já de noitinha, para essa galera aí, era hora de traduzir as idéias dos projetos num grande mural, para ser exibido no dia seguinte (no 4º e último dia da Semana do PESC!) 

.

Pois é! Pra fechar esse longo relato do dia-a-dia que preparamos para vocês, aguardem que logo traremos o 4º dia!

 

Traduzir página

Topo