01/novembro, último dia da Semana do PESC!

 Os provocadores Marcelo Barreto do INEMA/Gestor do Parque, e Maria Cristina Tita do INEMA/DIRUC contribuíram para o fechamento do fluxo do evento, que foi facilitado por Thomas e Narjara daCo-Criar.

Depois de termos resgatado a história do PESC (1º dia), imaginado o Parque dos nossos sonhos (2º dia), e construído propostas de projetos que podem tornar esse sonho realidade (3º dia), chegou o momento de construirmos um “pacto pelo PESC” no 4º dia!

O dicionário diz que “pacto” é um acordo, um contrato, ou um convênio. Mas, aqui na Semana do PESC, o pacto” foi uma “aliança” que cada “Amigo do PESC” presente constituiu com o Parque Estadual da Serra do Conduru – como a dizer “quero cuidar de você”!

 Um dia emocionante que também vamos contar “mostrando”.

.

not 2

Sabe o que é isso? Uma partitura de música clássica de Weber. Pois é... Foi assim que os participantes da Semana do PESC foram recebidos, pela manhã do 4º dia!

 E sabe quem estava executando a música de Weber, ao som de um lindo “violino”? O “Menta”! O agricultor tradicional, morador da Camboinha (zona rural de Itacaré), que hoje é guarda-parque no PESC!

.

not 3 Lindo e emocionante de ver e de ouvir. Comovente “Menta”! Gratidão pelo seu oferecimento!

.

not 7 Depois da canção de abertura do dia, através de um grande mural, chegou o momento de conhecer quais foram as propostas de projetos criadas no dia anterior, e vislumbrar de que maneira essas propostas podem tornar realidade o Parque que todos sonharam.

.

not 5 Nesse mural estavam os temas mais citados durante toda a Semana do PESC, e as propostas de projetos foram sendo encaixadas nos respectivos temas. Além disso, no mural também estava sinalizado onde cada uma dessas propostas de projetos se encaixava no “Plano de Manejo” do Parque – a principal ferramenta de gestão do PESC.

.

not 6 Agora chegou a hora do “comprometimento”. O momento onde, na medida em que cada proposta de projeto era mencionada, os participantes da Semana do PESC iam manifestando o desejo de criar, e de se envolver, numa equipe responsável pela elaboração do projeto de seu interesse.

.

not 8 No grande mural foram surgindo os títulos dos futuros projetos, e os nomes que passaram a compor a equipe responsável pela sua elaboração. Essa aí é a galera que quer elaborar o projeto “Educação e pesquisa aliada ao desenvolvimento”.

 Essa é a equipe que quer elaborar o projeto “Um novo Olhar” – cinema itinerante na zona rural para sensibilização ambiental.

 A “criação da câmara técnica de comunicação e educação ambiental” ficou por conta dessa galera aí!

.

not 14 Jovens compondo a equipe do projeto “Capacitação de jovens para atuar no PESC”.

.

not 17 Essa é a equipe do projeto “Gestão para resultados”.

.

not 21 Também tem projeto para “Implantação da estrada parque”.

.

not 16 Projeto “Arte e cultura para informar e transformar” e sua extensa equipe! 

.

not 22 No total, nasceram 14 propostas de projetos/14 equipes de trabalho! Depois, aconteceu a apresentação da sistematização de todas as propostas de projetos, seguindo os itens e subitens do “Plano de Manejo” do PESC, com o objetivo, a descrição e os próximos passos de cada proposta.

.

not 23 Preparando a atmosfera da próxima atividade da manhã, rolou um oferecimento muito especial dos músicos de plantão: Mônica, Alessandro, Crhis, Leonardo, Menta e o cantor Salvador! A banda relâmpago, que só teve 40 minutos de ensaio pela manhã, ofereceu 3 belas canções ao grande grupo dos Amigos do PESC. 

.

not 36 Ao final do oferecimento musical, já se encontrava pronto o centro da atenção do próximo momento do dia – a “Roda da Medicina”. Era chegada a hora de selar o nosso “pacto” pelo PESC! Ocasião em que cada um pôde expressar porque quer “cuidar” do PESC, e confirmar esse cuidado.

.

not 25 Teve gente que se expressou por belas palavras.

.

not 26 Teve gente que se expressou por poemas.

.

not 27 Alguns recitaram obras.

.

not 28 Alguns, apenas foram pura emoção.

.

not 29 Outros falaram pelo refrão de uma música.

.

not 30 Teve gente que exaltou ídolos.

.

not 31 Teve gente que tocou pandeiro pra confirmar.

.

not 33 Alguns aludiram a sua ancestralidade.

.

not 34 Alguns buscaram a força do protesto para confirmar.

.

not_44 Ou... do “eloqüente silêncio”.

.

not_37 À cada confirmação de “cuidado”, uma marquinha muito pessoal foi selando o “pacto”.

.

not_32 Ao final da “Roda de Medicina”, o grande grupo concentrou esforços para, à várias mãos unidas, imprimir energia no centro do “pacto de cuidado e fortalecimento”... Ahoooooou! E assim a 1ª Semana do PESC foi encerrada com muita emoção, e vontade de fazer acontecer o melhor no Parque Estadual da Serra do Conduru. Ahoooooou!

 .

not_42 Mas o dia ainda não tinha terminado! Uma pausa para o almoço... E por falar em almoço, aí está a equipe do Box Estrutura de Arte e Gastronomia que, eficientemente, cuidou da alimentação de todos nós! Bravas Meninas! Gratidão!

.

not_38 Depois do almoço, aconteceu a reunião do “Conselho Gestor do PESC”.

.

not_39_copy Momento em que o “pacto pelo fortalecimento da gestão participativa do Parque”, construído ao longo da 1ª Semana do PESC, foi, simbolicamente, entregue aos Conselheiros através da figura do Gestor do Parque Marcelo Barreto.

.

not_41 Por fim, o dia termina com uma singela comemoração aos 15 anos do PESC!

.

A 1ª Semana do PESC foi assim!

Tem muito trabalho pela frente! Tem muitos Amigos do PESC envolvidos com o “cuidado” e com o “fortalecimento” do Parque!

Mãos à obra em 2013 galera! 

 

Traduzir página

Topo