O projeto Verão Ecológico e Cultural promove um mergulho no potencial ecológico-ambiental e sócio-cultural da nossa região, através de jornadas temáticas semanais, compostas de expedições de campo em pequenos grupos e mini-eventos abertos a toda comunidade.

O grupo Eco-loucos pela Vida nasceu a partir da primeira edição desse projeto (verão de 2011) e, desde então, vem se propondo a desenvolver processos de aprendizagem criativa e vivencial em ecologia e cultura locais. O espírito do grupo é o de “descobrir juntos” (as belezas, desafios e potenciais naturais e culturais da região) e explorar, criativamente, os desdobramentos de tais descobertas para um melhor cuidado das pessoas consigo mesmas, com o grupo, com todas as formas de vida, bem como com suas comunidades. 

A edição desse ano do Verão Ecológico & Cultural tem a parceria do projeto Amigos do PESC que, dentre suas ações, está iniciando a formação de jovens e adolescentes para fomentar a educação ambiental no âmbito do Parque Estadual da Serra do Conduru e do seu entorno. O intuito da parceria é unir os jovens pré-selecionados pelo projeto Amigos do PESC aos integrantes do grupo Eco-Loucos pela Vida para vivenciarem esses processos de aprendizagem criativa como parte das atividades de sua formação. 

Por outro lado, ao finalizar as atividades do Verão Ecológico & Cultural desse ano,a parceria prevê a possibilidade de agregar aqueles integrantes do grupo Eco-Loucos pela Vida – que demonstraram interesse e aptidão – à continuidade da formação dos Amigos do PESC, ao longo de todo esse ano.  

As atividades já iniciaram com 2 grupos: um grupo formado por mulheres e crianças, e outro grupo com jovens e adolescentes, todos moradores da região de Serra Grande e Uruçuca, que partem, semanalmente, de Serra Grande para algum “destino/sala de aula”! Com raríssimas exceções os participantes conhecem os lugares visitados, ou já tiveram contato com a proposta visitada.  

Para isso, o Verão Ecológico & Cultural, além da parceria dos Amigos do PESC, conta com o apoio do Instituto Arapyaú e depende de outras parcerias muito especiais de simpatizantes e amigos, que vem abrindo os seus espaços e disponibilizando seu tempo para a realização das atividades criativas. Sem essas parcerias o projeto não poderia acontecer plenamente, pois tendo como proposta central a aprendizagem vivencial, as atividades precisam acontecer junto à natureza, e muitos locais propícios para isso se encontram, por vezes, em propriedades particulares. Daí a importância do envolvimento de amigos e simpatizantes de Serra Grande, Uruçuca e Itacaré nessa proposta que ajuda a transformar o saber local, através da singularidade das paisagens, com potencial para inspirar a criação de novas realidades.  

Então, desde já nossa gratidão à Fazenda Juerana Milagrosa, à Fazenda Ouro Verde & Barracão D’Angola, e ao Box Estrutura de Arte e Gastronomia por abrirem seus espaços e iniciarem o ciclo 2013 de aprendizagem criativa do Verão Ecológico & Cultural! Tivemos uma recepção muito especial e carinhosa.  

Fiquem, agora, com a colheita das imagens feitas e escolhidas pelos próprios participantes do Verão Ecológico & Cultural, além dos seus relatos super coloridos!  

.

Mulheres e Crianças na Fazenda Juerana Milagrosa, 18/janeiro!

 

As atividades iniciaram no período da tarde, quando a turma foi chegando no Centro de Informações do PESC, e se animando para o almoço preparado pela equipe do Box Estrutura de Arte e Gastronomia.  Para integrar e misturar mais o grupo, Tio Bob da Recreare Lazer e Aventura marcou presença e desenvolveu dinâmicas lúdicas pra galera, com foco em educação ambiental, ao longo de todo o passeio.

.

Colheita_18_janeiro_Fazenda_Juerana_not

.

juerana_2

.

juerana_1

.

juerana_3

.

juerana_4

.

juerana_5

.

juerana_6

.

juerana_7

.

juerana_9

.

juerana_10

.

.

Jovens e adolescentes na Fazenda Juerana Milagrosa, 19/janeiro! 

Nesse dia, as atividades iniciaram de manhã, no Centro de Informações do PESC, onde rolaram as apresentações e um bate-papo sobre o projeto Verão Ecológico & Cultural e Amigos do PESC.  Dalí, o grupo seguiu para a Fazenda Juerana Milagrosa,na companhia do Tio Bob da Recreare Lazer e Aventura, que desenvolveu novas dinâmicas com foco em educação ambiental. Na Fazenda, o grupo recebeu de presente uma mini-palestra da amigaElisa sobre “naturologia”! Valeu Elisa! Depois todos retornaram para um delicioso almoço no Box Estrutura de Arte e Gastronomia.

  .

juerana_14

.

juerana_16

.

juerana_18

.

juerana_21

.

juerana_23

.

juerana_24

.

.

Mulheres e Crianças na Fazenda Ouro Verde & Barracão D’Angola, 24/janeiro! 

As atividades iniciaram no período da tarde. A turma chegou ao Centro de Informações do PESC e dali partiu direto para a Fazenda Ouro Verde, onde foi recepcionada por Mestre Cabello e puderam ouvir, e ver, como surgiu a idéia do espaço de vivência que existe na Fazenda, o que tem acontecido ali, porque esse espaço é importante para a cultura e para a conservação ambiental.  Depois da Fazenda, a galera partiu para um delicioso lanche no Point da Serra e, em seguida, foi conhecer o Barracão D’angolae conhecer as aulas de Capoeira Angola ministradas pelos Mestres Cabello e Tisza !

.

Colheita_25_janeiro_Fazenda_Ouro_Verde_1_not

.

Colheita_25_janeiro_Fazenda_Ouro_Verde_2_not

.

ouro_2

.

ouro_3

.

ouro_5

.

ouro_4

.

ouro_6

.

ouro_7

.

ouro_8

.

ouro_9

.

ouro_10

.

ouro_11

.

ouro_13

.

.

Jovens e adolescentes na Fazenda Ouro Verde & Barracão D’Angola, 25/janeiro! 

As atividades iniciaram de manhã no Centro de Informações do PESC e seguiram as pegadas do dia anterior. Dali a galera partiu para a Fazenda Ouro Verde, trocaram idéias com o Mestre Cabello e Mestre Cobra Mansa, como também puderam conferir a importância daquele espaço de vivência.  Mais tarde, partiram para o almoço no Point da Serra e, em seguida, foram conhecer o Barracão D’Angolae conhecer as aulas de Capoeira Angola. Valeu Mestres Cabello e Tisza !

.

ouro_16

.

ouro_17

.

ouro_18

.

ouro_19

.

ouro_21

.

ouro_22

.

ouro_23

.

ouro_24

.

Além das atividades semanais, o Verão Ecológico e Cultural também promove encontros quinzenais onde os 2 grupos se reunem, compartilham as experiências e aprendizados das atividades, convidam amigos para apresentar o que eles estão vivendo e criando.

Em breve traremos mais notícias dessas vivências tão especiais!

 

Traduzir página

Topo