As jornadas temáticas semanais do II Verão Ecológico & Cultural prosseguem! Passeando, observando, sentindo, provocando e refletindo é que o grupo Eco-loucos pela Vida vivencia os processos de aprendizagem criativa em ecologia e cultura locais, descobrindo juntos as belezas, os desafios e potenciais naturais e culturais da nossa região. Enquanto vivenciam essas experiências, os participantes registram tudo através das colheitas que fazem das imagens, dos desenhos e textos que eles próprios produzem. Dá só uma olhada na colheita da última quinzena!

 

Mulheres e Crianças na Barra do Sargi 01/fevereiro!

“Iniciamos nosso passeio à Barra do Sargi pela Pousada da Tereza. Paramos na pousada e lá a Val deu uma aula sobre o mangue, o rio, o mar e o limite das cidades.”

.

reg_1

.

sargi_2

.

“Caminhamos até o mangue e alguns até nadaram. A água estava pelando! A Zezé chegou até procurar caranguejo, mas não encontrou.”

.

sargi_4

.

sargi_5

.

“Depois do mangue, participamos de uma gincana e nos dividimos em 3 grupos. Na Cabana do Seu Everaldo fizemos outra gincana e os perdedores recolheram o lixo da praia.”

.

sargi_6

.

sargi_7

.

sargi_8

.

“Depois passamos pelas jangadas e foi engraçado ver a Mara perder pras crianças no cabo de força!”

.

sargi_9

.

sargi_10

.

“Logo depois chegamos na Pousada Serrazul, lá as crianças se divertiram, teve mais brincadeiras como a corrida da batata na colher e do caranguejo. O grupo vencedor foi o grupo 2 e o prêmio foi uma caixa de chocolates, e eles dividiram com o restante dos grupos. No fim fizemos um lanche delicioso!”

.

sargi_14

.

sargi_11

.

sargi_12

.

sargi_13

.

sargi_15

.

.

Jovens e adolescentes na Barra do Sargi 02/fevereiro!

.

reg_8

.

“Iniciamos o dia com uma apresentação. Antes de entrar no mangue descobrimos curiosidades sobre o mesmo. E, então, partimos ao seu encontro. Enfim, chegamos euforicamente ao mangue. Não faltou diversão; saltamos na água!

.

sargi_17

.

sargi_18

.

sargi_20

.

sargi_21

.

“Demos início a uma mini gincana, o grupo se dividiu em 3 para cumprir as tarefas e esconder os canudos! No meio da brincadeira, o grupo fez uma parada no ponto dos jangadeiros, aproveitando a ocasião para se refrescar na praia!

.

sargi_22

.

sargi_23

.

sargi_24

.

 “Fomos à Pousada Serrazul para concluir a mini gincana, registrando em desenhos como foi o dia e ouvir o gerente Junior elogiar a iniciativa do projeto. O dia foi concluído com um almoço e com a distribuição do prêmio do grupo ganhador que, afinal, foi solidário e dividiu com os demais participantes.”

.

sargi_25

.

sargi_26

.

sargi_27

.

reg_6

.

sargi_28

.

reg_9

.

sargi_29

.

sargi_30

.

.

Jovens e adolescentes na Barra do Tijuípe 09/fevereiro! 

“Chegamos no Poço do Robalo e descemos da Van. Nós não conhecíamos esse lugar e a gente estava olhando para a mata. Fizemos uma pose para a foto do grupo. O Mário era o nosso guia. A gente fez um círculo para ensaiar o “peito, estala, bate” que a Raquel ensinou a gente a fazer.”

.

tijuipe_30

.

tijuipe_31

.

tijuipe_32

.

“A Cris deu uma animação para o grupo fazer uma anotação sobre tudo o que a gente via e escutava dentro da floresta. O Mário mostrou pra gente o pé de amescla e a restinga, que tem árvores diferentes da floresta.”

.

tijuipe_33

.

tijuipe_34

.

tijuipe_36

.

“Chegamos a Praia do Tijuipe e ao acampamento dos pescadores e marisqueiras. Passamos na ponte que ía para o mangue, atravessamos o Rio Tijuipe e achamos um Chama-Maré. A gente tomou um banho na Barra do Tijuipe e fizemos uma meditação dentro da água, depois voltamos pela praia.”

.

tijuipe_37

.

tijuipe_38

.

tijuipe_39

.

tijuipe_40

.

tijuipe_41

.

“Depois, passamos o que a gente entendeu pro papel e depois retornamos para a Casa da Economia Solidária e lá contamos a história do passeio. Depois a gente almoçou. Pena que o nosso amigo Roque estava com a coluna bichada...”

.

tijuipe_42

.

tijuipe_43

.

tijuipe_44

.

.

Mulheres e crianças no Rio Tijuípe 09/fevereiro!

.

reg_3

.

rio_1

.

rio_2

.

rio_3

.

rio_4

.

rio_5

.

rio_6

.

A edição desse ano do Verão Ecológico & Cultural tem a parceria do projeto Amigos do PESC que, dentre suas ações, está iniciando a formação de jovens e adolescentes para fomentar a educação ambiental no âmbito do Parque Estadual da Serra do Conduru e do seu entorno. O intuito dessa parceria é unir os jovens pré-selecionados pelo projeto Amigos do PESC aos integrantes do grupo Eco-Loucos pela Vida para vivenciarem esses processos de aprendizagem criativa como parte das atividades de sua formação.

 

Além da parceria do Amigos do PESC, Verão Ecológico & Cultural e o grupo Eco-loucos pela Vidacontam com o apoio do Instituto Arapyaú - que foi inspirado pela parceria entre ECCE-Educação, Cultura & Consciência Ecológica e o Movimento Vila Aprendiz para a realização da I Gincana Cultural de Serra Grande (verão 2009/2010).

Desde então, o Verão Ecológico & Cultural vem acolhendo outras parceriasmuito especiais de simpatizantes e amigos, os quais vem abrindo os seus espaços, e disponibilizando seu tempo, para a realização das atividades criativas. Muito obrigado!

 

Entre em contato com a gente para oferecer o seu espaço para uma das atividades do projeto!

 

Traduzir página

Topo