Durante o período de janeiro a abril de 2013, a parceria firmada entre os projetos II Verão Ecológico & Cultural e Amigos do PESC uniu os jovens pré-selecionados pelo Amigos do PESC, aos integrantes do grupo Eco-Loucos pela Vida (grupo pertencente ao Verão Ecológico & Cultural). Juntos, os participantes vivenciarem processos de aprendizagem criativa e vivencial em ecologia e cultura locais. Tais atividades se deram através de jornadas temáticas semanais, compostas de expedições de campo, as quais foram divulgadas aqui mesmo, no Site do PESC.

Como previsto, ao finalizar a parceria, alguns membros do grupo Eco-Loucos pela Vida foram convidados a se juntar ao grupo de formação vivencial de educação ambiental, do projeto Amigos do PESC. Agora, esse grupoprossegue, ao longo de 2013, convidando novos participantes, através de encontros quinzenais e com a mesma pegada: “aprender juntos, de forma vivencial e conceitual”, sobre temas ambientais de relevância para a região do Parque Estadual da Serra do Conduru.

O grupo ainda está aberto para acolher novos jovens e pessoas interessadas em fazer parte desta proposta! Quer participar? Vá até o Centro de Informações do PESC (no Espaço Box),fale com as nossas estagiárias e seja bem vindo!

Agora, confira os encontros e atividades!

No dia 30/maio o grupo de formação vivencial de educação ambiental se reuniu no Centro de Informações do PESC, para promover um primeiro encontro, e alinhamento, entre os participantes dessa etapa.

.

30 05 1 O encontro iniciou com a exposição de 2 pequenos vídeos para provocar a reflexão: “Se a floresta faz diferença, porque existe tanta matança?”

.

30 05 2 Durante o lanche, os participantes foram convidados a compartilhar com os colegas as suas percepções sobre o tema.

.

30 05 3 

Depois, todos formaram uma roda onde essas percepções foram comentadas. Roloram testemunhos de como a natureza era tratada antigamente, antes do Parque do Conduru, além da manifestação de desejos de como a natureza deveria ser tratada, hoje em dia. Também foi um momento para os participantes alinharem quais temas gostariam de aprender/vivenciar durante toda a formação desse semestre.

No dia 15/junho o grupo se reuniu para dar início à formação! O tema escolhido foi "Áreas Protegidas". A idéia foi vivenciar um belo exemplo de uma área do entorno do PESC, especialmente cuidada por uma pessoa que, de ávido caçador, se transformou num incansável e amoroso protetor das matas, e de todos os seus habitantes, o Sr. Raimundo Pereira Santos!..

15 06 01 

Nesse dia, houve muitas trocas com ele! As atividades começaram com uma breve caminhada de reconhecimento da área e das suas principais características..

15 06 10 

.

15 06 07 

Em seguida, rolou uma longa "entrevista", inspirada por uma vista exuberante, onde os participantes tiveram oportunidade de conhecer melhor sobre dois significativos exemplos de transformação, seja da área (que no passado abrigou dezenas de cabeças de gado), como da transformação pessoal do próprio Raimundo, hoje reconhecido como exemplo vivo de proteção e cuidado da nossa flora e fauna locais..

15 06 06 

.

15 06 08 

.

15 06 09 

.

15 06 05 

Para concluir, os participantes ouviram algumas "provocações" em relação ao tema central do dia - Áreas protegidas - e foram convidados a expressar, de forma livre e colorida, seus sentimentos e entendimentos, e a se aprofundarem num próximo encontro, mais conceitual, já marcado para o dia 10 de julho!.

ar pr 3 

.

15 06 03 

.

ar pr 1 

.

15 06 04 

.

ar pr 2 

.

15 06 02 Salve a floresta! Salvem as nossas florestas!

Traduzir página

Topo