As oficinas temáticas conduzidas pelas coordenadoras Ana Roberta Gomes e Ana Cláudia Fandi para a construção participativa de um material lúdico sobre o Parque Estadual da Serra do Conduru – PESC continuam com um grupo de educadores representando as escolas de Serra Grande: Escola Municipal Eliés Haun, Escola Estadual Antônio Cruz e Escola Rural Dendê da Serra.

O objetivo dessa ação do projeto “Amigos do PESC” é produzir material didático ambiental para ser aplicado dentro das escolas públicas da região. Um material que evidencie a relevância e exuberância do PESC e que, ao mesmo tempo, retrate a realidade local e contribua para a formação dos estudantes da região.

A 3ª oficina aconteceu no dia 29/07/2013 na Escola Rural Dendê da Serra. Nessa oficina, as facilitadoras provocaram a definição, ou o conceito, de grupo de "educação ambiental". Também foram mostrados e explicados os desenhos sobre a vivência que os participantes elaboraram, durante a Oficina realizada no PESC (2ª Oficina) e houve a discussão sobre “o que queremos que seja expresso no material didático a ser criado”. Os participantes foram divididos em 2 grupos para discutir o formato do material para as escolas. Cada grupo expôs suas ideias e opiniões! O resultado foi a escolha de um jogo com dados, pinos e cartas!

noticia29-1

noticia29-2

No dia 29/11/2013 aconteceu a 4ª oficina, e última, realizada pelas coordenadoras. Essa oficina teve a finalidade de apresentar “o boneco” do jogo didático ambiental elaborado a partir das 3 oficinas anteriores, também realizadas com os professores das escolas públicas e particulares de Serra Grande.

Nessa apresentação, aconteceu a leitura das cartas do jogo e de suas regras para que os envolvidos pudessem avaliar:

  1. O grau de dificuldade das questões propostas (a respeito do Parque do Conduru e da biodiversidade da região);
  2. O tempo transcorrido de cada partida do jogo;
  3. As sugestões de condução (bônus e prendas);
  4. A quantidade de jogadores e de instrumentos propostos pelo jogo. Além disso, os participantes também puderam aprimorar idéias de materiais a serem empregados na confecção da versão final do jogo didático ambiental.

noticia29-3

noticia29-4

noticia29-5

noticia29-6

 Em breve traremos novidades sobre a construção coletiva do jogo didático ambiental “Amigos do Parque do Conduru”!

 

Traduzir página

Topo