FESTIVAL CONDURU

Conectando sociedade e natureza

30 de Outubro a 02 de Novembro de 2013

O Festival Conduru  foi idealizado, de forma participativa, para ser um evento anual com o propósito de conectar sociedade e natureza, tendo na arte, cultura e no diálogo o fio condutor para integrar os moradores e as instituições da região com o desenvolvimento socioambiental e cultural no Mini – Corredor Ecológico Conduru – Boa Esperança.   

A visão é transformar o “Festival Conduru”, com o passar dos anos, num grande evento da região, tendo o Parque Estadual da Serra do Conduru como âncora para mobilizar e envolver as pessoas e organizações.

O evento acontecerá através de uma ampla parceria com diferentes instituições – públicas e privadas – e sociedade civil e abrigará as seguintes atividades e ações:

  • Oficinas para construção de uma visão integrada e sistêmica, e um plano estratégico para o Mini-corredor Ecológico Conduru – Boa esperança;
  • Uma feira com exposição das instituições e ações socioambientais que acontecem na região;
  • Festival de arte e cultura.

Principais objetivos do “Festival Conduru”

  • Construir uma visão integrada e sistêmica, com estratégias coletivas para promover o desenvolvimento socioambiental e econômico no mini-corredor ecológico Conduru - Boa Esperança.
  • Integrar e otimizar as ações/ atividades que ocorrem nas Unidades de Conservação do Mini-corredor Ecológico Conduru - Boa Esperança.
  • Iniciar os diálogos para a futura criação de um mosaico de áreas protegidas na região.
  • Promover, através do diálogo, o fortalecimento e a integração das instituições governamentais, não-governamentais, setor produtivo e sociedade, para a implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento socioambiental do Mini-corredor Ecológico Conduru – Esperança.
  • Proporcionar visibilidade às ações e atividades socioeconômicas, culturais e ambientais que estão acontecendo no Mini-corredor Ecológico Conduru – Esperança.
  • Propiciar, aos moradores da região, a oportunidade para difundirem suas manifestações culturais.
  • Promover a integração das diferentes manifestações culturais da região.
  • Criar oportunidades e estimular a economia local.

A criação deste evento é um desdobramento da Primeira Semana do PESC, realizada em outubro de 2012, no âmbito do projeto “Amigos do PESC – um exercício de gestão participativa no Parque Estadual da Serra do Conduru”, que vem sendo executado pelo Movimento Mecenas da Vida, em seu papel como Secretaria Executiva do Conselho Gestor do PESC. Nesta segunda edição, decidiu-se ampliar a dimensão do evento para incluir outras Unidades de Conservação, que integram o Mini – corredor Ecológico Boa Esperança Conduru: APA da Costa Itacaré/Serra Grande, APA da Lagoa Encantada e Nascentes do Rio Almada e Parque Municipal da Boa Esperança.

Traduzir página

Em arquivo

Topo