nº.01 - 07/2015

Em 2009, Soliene começou a confeccionar brinquedos para atividades escolares na Casa Azul. Em seguida outra moradora levou alunos das Escolas Públicas para visitar hortas em casas da própria comunidade.

Esse convívio tão próximo às crianças permitiu observar que a merenda escolar não era o bastante. O desejo de participar da solução desse desafio reuniu Gura, Joselita, Mara, Da. Maria, Marlene, Da. Neusa, Soliene, Soraia e Vanina, no grupo conhecido por “Mães Solidárias”.

De lá para cá foram muitas as conquistas: a Merenda Solidária; os lanches servidos para as crianças que participavam da Casa Verde; a elaboração de projetos para a sustentabilidade do Grupo; a participação em cursos, editais e; por fim, o Sopão – distribuído gratuitamente para 120 famílias de Serra Grande. Além das ações comunitárias, as “Mães Solidárias” prestam serviços para eventos: preparam alimentos, organizam a mesa, decoram o ambiente etc.

Em 2010, ao se darem conta que todas tinham uma “barraca” na Praça, decidiram unir seus esforços e assumir a vida empreendedora.

O desafio do começo de todo empreendimento é ter o dinheiro necessário para o seu crescimento, e a forma encontrada de arrecadar fundos para que o sonho de uma cozinha comunitária se realize foi promover o “Festival de Tortas”, um sábado do mês, na Praça Pedro Gomes.

Hoje, Gura, Mara, Da. Maria, Marlene, Soliene e Soraia querem fazer funcionar uma cozinha regida pelo o princípio da solidariedade e a comunidade, assim como elas, possam usar. Elas já demonstraram que a força de vontade, a competência e a solidariedade podem somar muito a essa comunidade.

Versão PDF

Expediente:
Informativo mensal do Parque Estadual da Serra do Conduru - Projeto Amigos do PESC: fortalecimento da Gestão. 50 exemplares, afixados nas Comunidades do entorno do Parque. Repórteres: Ednaldo de Souza; Iuri Ribeiro; Rosalvo dos Santos; Thalles Santana. Serra Grande, Uruçuca/BA. Publicação: Makak. Apoio: INEMA; Mecenas da Vida - Patrocínio: Instituto Arapyaú. Contato: pescanoticia@parquedoconduru.org

Traduzir página

Topo