nº.02 - 08/2015

Entre os dias 10 e 14 de agosto, técnicos da Diretoria de Unidades de Conservação – DIRUC, vinculada ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA, juntamente com o gestor do Parque Estadual Serra do Conduru - PESC, Marcelo Barreto, realizaram diversas atividades com os residentes da Comunidade das Tesouras.

A primeira atividade realizada foi uma oficina de integração, que teve como objetivo a apresentação do plano de trabalho, que incluiu a retomada do diálogo e das ações relacionadas à regularização fundiária, interrompidas desde o ano de 2010. Durante esta oficina, foi realizado um diagnóstico participativo, onde, segundo a equipe técnica da DIRUC, a percepção da Comunidade sobre sua relação com o PESC foi um dos pontos mais importantes.

Após a referida oficina, foram realizadas visitas à Comunidade para reavaliar as condições de vida da população residente, chamando atenção a situação de vulnerabilidade socioeconômica, que, por sua vez, implica em um modo de vida que impõe pressões sobre o PESC.

Embora ainda não haja previsão de recursos para a promoção da regularização fundiária e pagamento das respectivas indenizações, as atividades buscam estabelecer, via acordo de gestão, uma convivência harmoniosa entre os residentes da Comunidade e a gestão do PESC, de modo que seja garantida uma maior estabilidade e segurança jurídica para ambos.

Versão PDF

Expediente:
Informativo mensal do Parque Estadual da Serra do Conduru - Projeto Amigos do PESC: fortalecimento da Gestão. 50 exemplares, afixados nas Comunidades do entorno do Parque. Repórteres: Ednaldo de Souza; Iuri Ribeiro; Rosalvo dos Santos; Thalles Santana. Serra Grande, Uruçuca/BA. Publicação: Makak. Apoio: INEMA; Mecenas da Vida - Patrocínio: Instituto Arapyaú. Contato: pescanoticia@parquedoconduru.org

Traduzir página

Topo