n°.03 - 09/2015

 

PESC a notícia participou da última reunião da Associação dos Moradores da Tibina para saber todos os projetos que estavam sendo desenvolvidos naquela comunidade.


Segundo o Presidente, Rosenildo, a Associação foi criada para promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade. A partir daí, conseguiram introduzir energia e saneamento básico, promovendo desenvolvimento da vila.


O plano deste ano para a Associação é o seu fortalecimento. A diretoria e os associados acreditam que para esse ano ainda é preciso criar os meios de concretizar projetos que ainda não foram tirados do papel, como por exemplo a melhoria da água que abastece as casas, um tanque para a criação de peixes, entre outros, estas são as melhores ações para fortalece-la.


Assim como todas as associações a Associação de Moradores da Tibina também enfrenta dificuldades em encontrar o caminho certo para que todas as suas necessidades, inclusive sua sustentação financeira, sejam supridas.


Os presentes à reunião relatam que a forma como o PESC foi criado, deixou a desejar, foram atitudes bruscas com a pesca, a caça e a retirada de materiais (madeira, piaçava, entre outros), deixando muitas pessoas que dependiam desta área de preservação para a própria sobrevivência, sem renda para sustentar suas respectivas famílias. Mesmo com esses problemas, eles entendem a importância da preservação do Parque para toda região e acreditam que tenham outras formas de continuar tendo o sustento, sendo citado como um bom exemplo a Feira de Agricultura Familiar que se realiza em Serra Grande todos os domingos, com maior participação de agricultores do Barrocão.

tibina.jpgsite

Versão PDF

Expediente:
Informativo mensal do Parque Estadual da Serra do Conduru - Projeto Amigos do PESC: fortalecimento da Gestão. 50 exemplares, afixados nas Comunidades do entorno do Parque. Repórteres: Ednaldo de Souza; Iuri Ribeiro; Rosalvo dos Santos; Thalles Santana. Serra Grande, Uruçuca/BA. Publicação: Makak. Apoio: INEMA; Mecenas da Vida - Patrocínio: Instituto Arapyaú. Contato: pescanoticia@parquedoconduru.org

Traduzir página

Topo