n°.06 - 12/2015

Após a migração da Comunidade de Tesouras para o Assentamento Nova Vida, a ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS DE TESOURAS E SERRA AZUL deu origem em 2006, a Associação Comunitária do Projeto de Assentamento Nova Vida. Foi relatado pelo ex-presidente Gilberto Santana que logo após a mudança de localidade foram encontradas diversas dificuldades, entre elas, a distância maior do comércio; a insatisfação de alguns produtores com trabalho coletivo (como uma associação), já que antes a produção era individual; e o fato de que muitos ainda não receberam a indenização.

Por outro lado, moradores exaltam a felicidade de atualmente ter posse de uma terra mais fértil, do apoio das três esferas governamentais, e dos benefícios das divisões de lotes, na qual todos foram devidamente privilegiados e a disponibilidade do PESC no auxílio aos moradores.

Nove anos se passaram, e os olhos dos associados brilham intensamente quando o assunto é sonho. O principal, sem sombras de dúvidas, é a chegada da energia elétrica ao assentamento, prometida em duas oportunidades pela prefeitura municipal de Itacaré, mas que ainda não se concretizou. “O carro chefe da economia local, é a venda de cacau, hortaliças, bananas e galinhas.” Afirma o atual presidente, Israel de Jesus Clemente.

Versão PDF

Expediente:
Informativo mensal do Parque Estadual da Serra do Conduru - Projeto Amigos do PESC: fortalecimento da Gestão. 50 exemplares, afixados nas Comunidades do entorno do Parque. Repórteres: Ednaldo de Souza; Iuri Ribeiro; Rosalvo dos Santos; Thalles Santana. Serra Grande, Uruçuca/BA. Publicação: Makak. Apoio: INEMA; Mecenas da Vida - Patrocínio: Instituto Arapyaú. Contato: pescanoticia@parquedoconduru.org

Traduzir página

Topo