Para observar a fauna!

Câmera fotográfica:

A fotografia é praticamente uma extensão da atividade. Afinal, para muita gente, não basta ver, tem que registrar para provar.

Binóculo:

Fundamental para conseguir observar os animais em detalhes.

Caderno de anotações:

Caso queira fazer uma lista dos bichos avistados, apontando o lugar, a hora do dia e a situação em que foram vistos.

Gravador e filmadora:

Opcional, caso queira gravar o som dos animas ou filmá-los.

Vestuário:

Em excursões que passam por trilhas e adentram a mata, se recomenda o uso de um tênis ou bota de caminhada, calça para evitar arranhões, camiseta e um casaco que protege do vento e da chuva, além de chapéu ou boné.

Protetor solar e repelente:

É comum passar muito tempo exposto ao sol ou dentro de matas, onde há grande concentração de insetos.

Para caminhadas!

Sapatos:

Tênis e botas de caminhada são os calçados mais adequados. Na hora de escolher uma peça para colocar na mala, é importante testar se seus dedos não tocam a parte dianteira do calçado - isso pode provocar bolhas e lesões durante a prática. Na hora de comprar, procure modelos com bom amortecimento, solas aderentes e, se possível, impermeáveis. E, caso seus calçados sejam novos, amacie-os antes de sair para a caminhada.

Vestuário:

Prefira roupas confortáveis e de tecido sintético que, além de mais leve, elimina rapidamente o suor. É recomendável ter à mão uma camiseta de manga curta e uma de manga comprida, bermuda ou calça (ideal para terrenos cuja vegetação pode cortar, ou raspar nas pernas, ou onde há muitos mosquitos), meias grossas e capa da chuva. Boné ou chapéu protegem do sol.

Mochila:

Serve para levar água (1,5 litro é uma boa medida), lanche de trilha (frutas, barras de cereal, sanduíches leves), repelente, protetor solar, peças de roupa sobressalentes e sacos plásticos para guardar os lixos produzidos ao longo do percurso (como embalagens de comida). Nunca deixe o seu lixo na floresta!
 

Traduzir página

Em arquivo

Topo